Análise de um anúncio publicitário segundo a Gramática Visual de Kress, G. & van Leeuwen, (1996)

Adotando a concepção dos estudos da multimodalidade, faremos uma atividade de análise de um texto (anúncio publicitário) com base na gramática visual de Kress e van Leeuwen (1996).

Sabe-se que por meio desta gramática é possível analisar as diferentes representações de mundo proposta pelas imagens. E tais leituras visuais podem ocorrer de três formas: Representação narrativa, Interação e a Composição.

Nessa postagem faremos um estudo apenas sob o viés da representação narrativa. É notório que a imagem analisada possui características de multimodalidade, pois associa imagens a textos verbais.   

Assim, o texto em foco refere-se a um anúncio publicitário da companhia aérea TAM (hoje LATAM), e é protagonizado pelo jogador de futebol David Luiz.   

Vejamos o anúncio e a tabela com as análises:



De acordo com a meta função representacional, que trata das representações das experiências do mundo, a narrativa poderá ser constituída por: vetores,  atores e metas. 

Os vetores são representados por meio de verbos que indicam a ação realizada no texto. Os atores são os personagens envolvidos e as metas são os objetivos a serem alcançados com a realização das ações propostas. 

Desta feita, de acordo com os estudos realizados tem-se que a narrativa se estrutura como não transacional. Haja vista que o leitor, pela leitura da texto é capaz de identificar quem realiza a ação, porém não consegue delimitar quem sãos os consumidores (receptores) desses anúncio.


DOS SANTOS COSTA, Giselda; CEFET-PI-UNED, Floriano. LETRAMENTO VISUAL: DA WEB AO CELULAR.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design.

London, New York: Routledge, [1996], 2006.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É "saideira" ou "ficadeira"? A multimodalidade na propaganda da cerveja Schin-joiometro

Análise do significado interpessoal das relações verbais entre texto e imagem em um trecho da história da Rapunzel