Blog e mestranda em construção...
Espaço para compartilhamento de reflexões sobre letramentos e práticas multimodais
Qual a relação entre as atividades multimodais e a leitura crítica dos alunos?
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O objetivo deste trabalho é demonstrar, por meio de uma leitura engajada, como é possível desenvolver a análise crítica social dos indivíduos utilizando-se de diversos tipos de textos, a exemplo de um videoclipe.
Os estudos de aprendizagem experiencial de John Dewey contribuíram para a construção de um novo processo de alfabetização, na qual o aluno, como sujeito crítico e engajado, é visto como um buscador de conhecimento motivado.
Nessa era do leitor engajado, o aluno (estudioso, pesquisador) deixa de ser apenas um receptor passivo de conteúdo, para tornar-se um ser participativo no processo de ensino-aprendizagem, na qual a relação dos sujeitos envolvidos que antes eram vinculadas por fatores de subordinação transgridem essa barreira e assumem natureza de reciprocidade.
Segundo Kalantzis e Cope (2005, p.1) “O foco na abordagem do 'processo de conhecimento' está no conhecimento como significado e ação, ou mais precisamente, modos de significar e agir no plural”.
Tal processo poderá ser adquirido por meio de uma aproximação entre falares e saberes reais, que se utiliza como objeto de estudo o cotidiano dos sujeitos, o conhecimento prévio e as questões interpessoais.
O texto (videoclipe) abordado aqui foi lançado em 28 de abril de 2017, pelo Visionary magic group. Foi Produzido pelo rapper estadunidense Logic e pelo 6ix, a canção tem a participação da cantora Alessia Cara e do cantor Khalid.
A música 1-800-273-8255, pertence ao álbum Everybody, e seu titulo está ligado ao número de uma central nacional de prevenção ao suicídio.
A canção destaca o mergulho profundo daqueles que tem que atravessar suas próprias lutas.
Trata de homossexualidade, aceitação, discriminação, intolerância, relação familiar, preconceito e principalmente de suicídio. Com uma temática atemporal, um ritmo envolvente, moderno, utilizando-se de recursos multimodais, com uma melodia que oscila do silêncio a explosão, Logic informa, conquista e pode até salvar vidas. Quem sabe?
A seguir exemplificaremos o processo de multiletramento crítico através do desenvolvimento de uma atividade (estudo dirigido), a ser trabalhada com alunos de 3º ano do ensino médio, de forma individual ou em pequenos grupos. A atividade foi elaborada a partir de questionamentos interpretativos feitos a partir de prints do videoclipe em estudo.
VIDEOCLIPE
Questões:
Imagem 1:
1. A partir da observação da imagem: o que podemos inferir (concluir) dos elementos visuais (números, cores) apresentados acima?
Imagem 2:
2. O que representa essa imagem? É um comportamento comum de uma criança?
Imagem 3:
3. No processo de designing há uma diversidade de produção de significados, construídos a partir do enfoque em certos elementos. De acordo com a imagem acima: o que está em foco? E o que eles podem significar?
Imagem 4:
4. Em sua opinião como poderíamos descrever o que está acontecendo nessas imagens?
Imagem 5:
5. Na imagem seguinte a cantora Alessia aparece no clipe, através de uma tela exibida no corredor de uma escola. Ao lado da tela, em um papel com fundo preto (em destaque) temos a frase “It gets better” (em português: Vai ficar melhor), seguido do título da canção. Qual a relação dessa frase com a situação que o personagem está vivendo no clipe?
Imagem 6:
6. Afetividade é um termo que deriva da palavra afetivo (de afeto). Em geral, as relações criadas pela afetividade não são baseados somente em sentimentos, mas também em atitudes. Na sua concepção, as imagens elencadas abaixo podem ser classificadas como afetivas? Por quê?
Imagem 7:
7. Quais sensações essa imagem provoca em você? Enumere pelo menos três.
Imagem 8:
8. Qual a relação dessa imagem com o titulo da música tema do videoclipe?
Imagem 9:
9. Quais mensagens podemos inferir dessa imagem?
CONCLUSÃO:
Por fim, acredita-se que a leitura incorpora uma natureza multidimensional, de multiletramentos, capaz de associar diversos elementos, tais como: visuais, sonoros e contextos sociais.
O conceito de texto deixa de ser apenas de escritos verbo-visuais, e incorpora materiais múltiplos.
Assim, uma atividade de interpretação de texto de uma aula de português poderá ser feita a partir de textos impressos, da escuta de uma música, da observação de uma pintura, da exibição de filmes e até de videoclipes. E tudo isso é parte de um processo de letramento que cada vez mais ganha novos contornos.
REFERÊNCIAS:
BAYNHAM, Mike. Literacy Practices: Investigating Literacy in Social Contexts. London: Longman, 1995.
KALANTZIS, Maria; COPE, Bill. Learning by design. Common Ground, 2005. Disponível em:< https://books.google.com.br/> Acesso em 14 jun 2021.
THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. The Harvard educational review, v. 1, n. 66, p. 60-92, 1996.
SANTOS, Amanda Pereira; GIBAND, Gabriel Vieira; SATLER, Lara Lima. A INFLUÊNCIA DE ARTISTAS NA PROMOÇÃO DE MENSAGENS DE CUNHO SOCIAL NA INTERNET: ANÁLISE E REACTS DO VIDEOCLIPE 1-800-273.
Adotando a concepção dos estudos da multimodalidade, faremos uma atividade de análise de um texto (anúncio publicitário) com base na gramática visual de Kress e van Leeuwen (1996). Sabe-se que por meio desta gramática é possível analisar as diferentes representações de mundo proposta pelas imagens. E tais leituras visuais podem ocorrer de três formas: Representação narrativa, Interação e a Composição. Nessa postagem faremos um estudo apenas sob o viés da representação narrativa. É notório que a imagem analisada possui características de multimodalidade, pois associa imagens a textos verbais. Assim, o texto em foco refere-se a um anúncio publicitário da companhia aérea TAM (hoje LATAM), e é protagonizado pelo jogador de futebol David Luiz. Vejamos o anúncio e a tabela com as análises: De acordo com a meta função representacional, que trata das representações das experiências do mundo, a narrativa poderá ser constituída por: vetores, atore...
INTRODUÇÃO A nossa postagem de hoje consiste em analisar a propaganda da cerveja Nova Schin - Joiometro, de acordo com os estudos multimodais do autor Lim-Fei (2017). A empresa Schincariol foi fundada em 1939 por Primo Schincariol, na cidade de Itu-SP. Inicialmente, a cervejaria funcionava em uma fábrica de fundo de quintal. Porém, pouco a pouco começou a angariar importantes destaques no mercado financeiro. Atualmente, pertence a Brasil Kirin Indústria de Bebidas S.A, detêm cerca de 13 (treze) fábricas, com mais de 10 (dez) mil colaboradores diretos e 65 mil indiretos. Desde sua fabricação, essa cervejaria passou por inúmeras transformações, tais como: identidade visual, variações de slogans, logotipos e fórmulas. Dentre suas estratégias de marketing, destacam-se as variações nominais do produto de Schincariol até Schin, e uma maior aproximação com a massa popular, através de investimentos em publicidades, com a contratação de personalidades, e patrocínios de grandes evento...
Na presente postagem faremos uma análise, sob a ótica do significado interpessoal, das relações verbais entre texto e imagem. Nosso corpus será constituído por uma imagem (figura 1), retirada do livro Rapunzel do Projeto Nacional de Alfabetização (PNA) do Governo Federal. Vejamos o texto verbal analisado: “ Neste momento, a bruxa derrubou o príncipe, que caiu sobre uma moita de espinhos. A queda foi tão violenta que o deixou cego. O jovem se levantou e começou a andar com dificuldade pela floresta, pensando em sua amada” A análise da significação interpessoal aqui será realizada em três dimensões, a saber: o endereçamento, o distanciamento social e o envolvimento. Quanto ao endereçamento , podemos destacar que o texto verbal indica uma “direção baixa”, pois é constituído por frases declarativas, com verbos em terceira pessoa. A imagem também possui “direcionamento baixo” já que o personagem não olha diretamente para o leitor. Assim, na ...
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