Análise do significado interpessoal das relações verbais entre texto e imagem em um trecho da história da Rapunzel
Na presente postagem faremos uma análise, sob a ótica do significado interpessoal, das relações verbais entre texto e imagem. Nosso corpus será constituído por uma imagem (figura 1), retirada do livro Rapunzel do Projeto Nacional de Alfabetização (PNA) do Governo Federal.
Vejamos o texto verbal analisado:
“ Neste momento, a bruxa derrubou o príncipe, que caiu sobre uma moita de espinhos. A queda foi tão violenta que o deixou cego. O jovem se levantou e começou a andar com dificuldade pela floresta, pensando em sua amada”
A análise da significação interpessoal aqui será realizada em três dimensões, a saber: o endereçamento, o distanciamento social e o envolvimento.
Quanto ao endereçamento, podemos destacar que o texto verbal indica uma “direção baixa”, pois é constituído por frases declarativas, com verbos em terceira pessoa. A imagem também possui “direcionamento baixo” já que o personagem não olha diretamente para o leitor. Assim, na integralização entre texto verbal e imagem há uma convergência quanto ao direcionamento.
No distanciamento social percebe-se que as vozes verbais presentes no texto são predominantemente de natureza ativa, o que denotam um pequeno distanciamento. Além disso, há a presença de orações subordinadas. Quanto à imagem tem-se que o corpo do príncipe (personagem) é representado por completo, em longo plano. Assim, na análise relacional entre texto verbal e a imagem percebe-se que há uma divergência.
No envolvimento temos que, no texto verbal esse aspecto é fraco, haja vista que há a presença de pronome possessivo de terceira pessoa (sua). Na imagem, o ângulo apresentado é o horizontal, que demonstra que leitor e expectador podem se relacionar. Assim, na integralização entre verbal e imagem tem-se que há uma complementariedade.
Referências:
Koutsikou, M., Christidou, V., Papadopoulou, M., & Bonoti, F. (2021). Interpersonal Meaning: Verbal Text–Image Relations in Multimodal Science Texts for Young Children. Education Sciences, 11(5), 245.
Rapunzel [recurso eletrônico] / organizado por Ministério da Educação – MEC; coordenado por Secretaria de Alfabetização - Sealf. – Brasília, DF : MEC/Sealf, 2020.
Comentários
Postar um comentário